Uma noite para a História da NBA

24 Nov

Pode parecer cedo, mas esta noite os Warriors vão bater o recorde que já lhes pertence ex-aequo com duas outras equipas.

Depois de uma pré-época a serem completamente massacrados pela ideia generalizada que tiveram sorte e que não mereceram ser campeões (ideia especialmente enfatizada por Doc Rivers que está a fazer cada vez mais as pessoas duvidar da sua capacidade, por este mau início de época e por estas declarações ridículas).

Entraram a todo o vapor no início desta época e verão coroada esta excelência de basquetebol com a primeira vez na história da NBA em que uma equipa entra a ganhar 16 jogos seguidos. Sim, porque hoje vão jogar contra os fracos LA Lakers (onde nesta casa de apostas tem um handicap de -17 e onde o mais provável é uma vitória por mais de 21 pontos dos Warriors). Se os Lakers ganhassem seria provavelmente um dos maiores upsets da história do desporto.

Mas não são apenas 16 vitórias, são 10 vitórias contra equipas que estiveram nos playoffs no ano passado, portanto não se pode dizer que foi um percurso fácil embora tenha parecido, curiosamente o jogo mais difícil de obter o V foi contra os Brooklyn Nets (que estão a fazer um início de época muito fraco). Esse jogo foi até tempo extra através de um triplo do Iguodala a empatar nos últimos segundos a propósito desse momento deixo o texto pelo Márcio Martins do Setevintecinco.

Isto tudo encabeçado por um Curry que se pode considerar sem qualquer dúvida o melhor atirador de sempre da história da NBA, que começa a solidificar a sua posição como o melhor jogador do Mundo actualmente isto apesar dos esforços que o LeBron James tem feito para se manter no topo. Curry que está a caminho de bater o seu recorde de triplos numa temporada, se mantiver esta média atingirá cerca de 400 triplos obliterando completamente o seu anterior recorde de 286.

Mais curioso ainda é o small lineup desta equipa que tem destruído por completo as equipas adversárias, quer defensivamente onde com a sua mobilidade não deixam a bola chegar ao poste além de contestarem todos os lançamentos conseguindo chegar mais rápido ao ressalto e do lado ofensivo onde com a sua rápida movimentação de bola conseguem atingir uma boa oportunidade de lançamento (e toda a gente sabe lançar) ou então o Curry resolve com um lançamento impossível.

SmallBall Lineup

SmallBall Lineup

SmallBall Lineup - Versão mais recente

SmallBall Lineup – Versão mais recente

Acho que qualquer dúvida sobre esta equipa foi ridicularizada por este começo de época inigualável até hoje, faltando responder apenas à questão se esta é ou não a melhor equipa de sempre e se melhorará o recorde de 72 vitórias dos Bulls, no entanto o que interessa é no final e até lá ainda faltam mais de 66(67 com a vitória de hoje) jogos + playoffs, mas tudo o que não seja o levantar do troféu novamente pelos Warriors será uma surpresa para as pessoas que acompanham a modalidade.

Golden State Warriors: Pace: 102.2 (3) OffRtg: 111.8 (1) DefRtg: 96.8 (5) NetRtg: +15.0 (1)